terça-feira, novembro 04, 2003

TEORIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Ano lectivo de 2003-2004

José Adelino Maltez

Programa

I
O COMPLEXO TEÓRICO DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS. BASES HERDADAS DO SÉCULO XX

1. Da bipolarização à fragmentação. A necessidade de uma teoria contemplativa. A falta de ideal-realismo.
2. Anos vinte e trinta do século XX As tensões do primeiro pós-guerra entre idealistas e realistas. A ideologia wilsoniana. O internacionalismo liberal e o falhanço do modelo da Sociedade das Nações. A análise de Edward Hallet Carr sobre o utopismo.Crítica ao optimismo individualista, à economia clássica e à ideologia wilsoniana.
3. Anos quarenta O realismo do segundo pós-guerra. Morgenthau, entre Maquiavel e Hobbes.
4. Anos cinquenta. Funcionalistas e sistémicos. As teses de Haas. O estrutural-funcionalismo. Kaplan e o modelo cibernético. A balança do poder.
5. As terceiras vias. Raymond Aron e a escola francesa. O terceirismo britânico de Martin Wight. A tentativa de uma escola portuguesa, de Adriano Moreira ao regresso da neo-escolástica.
6. Anos sessenta. A procura do verdadeiramente científico. O confronto entre os tradicionalistas e os cientificistas. As teses de Hedley Bull e Moron Kaplan.
7. A década de setenta. A interdependência complexa de Keohane e Nye. A doutrina dos regimes internacionais de Krasner. O dependencismo de Prebisch.
8. Anos oitenta O neo-realismo. A perspectiva estrutural de Waltz. O institucionalismo liberal de Keohane. Rosenau e o pós-internacionalismo. A Governance without government . A regresso à poliarquia.
9. Anos noventa. Comunitaristas e cosmopolitas.

II
NO DEALBAR DO NOVO MILÉNIO. UMA DESCONSTRUÇÃO PERSPECTIVISTA

10 Discurso dos cultores do direito internacional público A paz como relação de forças e a ONU como um clube dos Estados. O sentimento de independência. Estados e estado de natureza. A crise do direito internacional e o confronto entre positivistas e jusnaturalistas. As terceiras vias.

11 Discurso dos realistas políticos A Razão de Estado e o legado maquiavélico. O sistema Metternich ou o direito à tranquilidade. Realpolitik. A experiência de Bismarck. Os novos realistas do século XX. Power politics de Morgenthau e a ideia de interesse nacional. Realismo e Guerra Fria. Do containment ao Estado de Segurança Nacional. A nova escola da sociologia histórica.

12 Do discurso dos diplomatas à procura da integração internacional. A procura de grandes espaços. Modelos de integracionismo. Hegemonia. Governo mundial. Directório ou aliança. A ideia de civilização mundial. Unitarismo e federalismo. O terceirismo kantista.

13 Discurso dos estrategistas Pensar a Guerra, Clausewitz. As fórmulas do poder nacional. Do Machtsaat à geopolítica. Outras geopolíticas não-alemãs.

14 Discurso dos behavioristas e desenvolvimentistas. A linguagem da revolução behaviorista. A escola de política comparada. Multifuncionalidade das estruturas e universalidade da política. A estadualidade e os desafios do sistema político. Dependência e dependencismo. Do realismo periférico à teoria dos jogos.

15 Discurso neomarxista. Do estruturalismo ao sistema-mundo. Neomarxismo. A teoria do sistema-mundo de Wallerstein. Outros neomarxismos. O neomarxismo cibernático e a sociologia histórica do político.

16 Discursos metapolíticos. Filosofia da história e método profético. Religiões e gnosticismo

17 Discurso dos federalistas e dos regionalistas A atitude federalista. Dividir para unificar. O modelo das revoluções regionalistas e as nações frustradas.

18 Discursos globalistas Clube de Roma. Morin e a procura da antropolítica. A Comissão sobre a governação global. Ecologismo e ambientalismo. Das grandes catástrofes industriais às cimeiras da Terra.

19 Discurso normativista. Liberais, cosmopolitas e pós-modernos. Do liberalismo clássico aos neoliberalismos. Os três Hobs. As novas correntes. Libertários, hayekianos e sociais-liberais. O liberalismo católico. Pluralismo e poliarquia. O normativismo de Wilson. A democracia como valor universal. Cosmopolitas contra o there is no alternative. Comunitaristas e neotomistas. A perspectiva crítica do pós-modernismo.